segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ementa do GT (2008)

Grupo de Trabalho: História das Artes do Espetáculo (2008)


DESCRIÇÃO DA EMENTA (2008)

Desde a sua criação, nosso GT vem tendo como objetivo precípuo promover uma discussão centrada na pluralidade sobre as artes do espetáculo, levando em consideração os seus agentes constitutivos. Esses agentes do fazer e do pensar teatral são estudados do ponto de vista histórico, sociológico e estético, não havendo, portanto, nenhuma preocupação com o estabelecimento de limites geográficos, cronológicos ou temáticos nos recorte em relação aos objetos de estudo proposto pelos integrantes.


Avaliamos que neste momento, em 2008, é pertinente expor os campos de ação já contemplados por meio do GT, sem prejuízo de contribuições vindouras.
Desde sua criação já foram consolidados dois campos de ação complementares entre si: Teorias da história e metodologia de investigação e História do espetáculo. Este procedimento sugere uma história plural, isto é, a possibilidade de investigar um mesmo objeto através de diferentes olhares.

Teorias da história e metodologias de investigação
No âmbito deste campo são contempladas contribuições que problematizam o emprego e a produção de fontes documentais: vídeo, entrevista, iconografia, arquivos pessoais e institucionais, etc. Isso acarreta, além de uma releitura da história já escrita, a abertura de novos horizontes para uma escrita da história do teatro a partir da atualidade.


História do Espetáculo (Áreas de Interesse do GT)

Este campo de ação coloca em discussão as artes do espetáculo a partir de um ou mais elementos distintos. Segue uma lista de tópicos que foi ampliando-se ao longo das discussões do Grupo:

Arquivos, Bases Documentais e Memória;
Atuação: tradição e contemporaneidade;
Encenação (procedimentos, ensaiador, diretor, ponto, claque);
Espaço Teatral (lugar teatral, espaço cênico, cenografia e cenotécnica);
Estado e Teatro (festivais, políticas culturais, turnês, instituições e eventos correlatos);
Iluminação (técnica, concepção, aplicabilidade);
Indumentária (figurino, vestuário, moda, caracterização);
Meios de Produção (grupos, companhias, coletivos brasileiros e estrangeiros, prêmios)
Música (sonoplastia, musicalidade, trilha sonora);
Teatro entre o erudito e o popular;
Texto e crítica (dramaturgia, processo colaborativo, teatro de grupo);
Vida, arte e estatuto do ator (empresas, companhias teatrais, jurisprudências, etc.);

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